Instituto Pensar - Fura fila: maioria do PSB disse ?não? a vacinas para empresas

Fura fila: maioria do PSB disse ?não? a vacinas para empresas

por: Lucas Nanini 


Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A maioria expressiva da bancada do Partido Socialista Brasileiro (PSB) votou não para a "Lei Fura Fila da Vacina?. A Liderança do PSB na Câmara dos Deputados orientou que a bancada votasse contra o PL 948/2021 na noite desta terça-feira (6). Dos 28 deputados no exercício do mandato pelo PSB, oito contrariaram a orientação do partido. A proposta concede às empresas privadas a permissão para comprar vacinas contra a Covid-19 sem a obrigatoriedade de repassar as doses ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Leia também: Oposição rejeita compra de vacina contra a Covid-19 por empresas

Vacina para todos

Apelidado de "Lei Fura Fila da Vacina?, o texto foi aprovado com 317 votos favoráveis e 120 contrários, com duas abstenções. A análise do projeto continua nesta quarta-feira (7), com apreciação dos destaques. A orientação do PSB foi de votar contra a proposta para impedir que as empresas possam aplicar doses da vacina sem levar em conta a "fila? que coloca como prioridade grupos mais vulneráveis aos efeitos da Covid-19, prevista no Plano Nacional de Imunização.

O líder do PSB na Câmara, Danilo Cabral (PSB-PE), defendeu, durante a votação da proposta no Plenário, que a fila da vacinação contra a Covid-19 precisa ser respeitada

"Essa fila precisa ser respeitada. Essa Casa já aprovou uma lei possibilitando a iniciativa privada de ser parceira. A única coisa que nós queremos é que, antes de começar a adquirir para distribuir de forma aleatória, seja respeitado o Plano Nacional de Imunização, com os critérios técnicos.?
Danilo Cabral (PSB-PE)

Socialistas dizem não à "Lei Fula Fila da Vacina?

O deputado Tadeu Alencar (PE) votou contra a "Lei Fura Fila da Vacina?. Ele participou remotamente da sessão e, como vice-líder da Oposição, se manifestou durante toda a sessão, de forma incisivamente contrária ao projeto, em diversos momentos da discussão na Casa.

"Todos os argumentos dos que são favoráveis a esse projeto seriam verdadeiros se tivéssemos acrescentando novas vacinas além das que já estão disponíveis para o SUS. O que a Câmara dos Deputados admitiu, de forma escandalosa, é que empresas com a influência do seu poder econômico, possam furar uma fila de prioridades que é estabelecida com critérios técnicos. Os argumentos pró-projeto poderiam ser verdadeiros se vivêssemos um momento de abundância de vacinas, mas não é isso que vemos no mundo e muito menos no Brasil.?
Tadeu Alencar (PSB-PE)

Alencar também gravou um vídeo sobre a opinião sobre o avanço da proposta de vacina para empresas.

Camilo Capiberibe (PSB-AP) classificou como "vergonhosa? a votação da noite desta terça. O socialista comentou que o projeto permite que o setor privado possa competir com o poder público na aquisição de vacinas contra a Covid-19.

Gervásio Maia (PSB-PB) também comentou sobre o resultado da aprovação desta terça durante reunião na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara nesta manhã.

Na manhã desta quarta-feira (7), Cabral publicou nas redes sociais uma crítica à aprovação do projeto, mencionando a dificuldade que os estados enfrentam para a aquisição de imunizantes, devido à falta de autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Quem contrariou orientação

Contrariaram a orientação do PSB e votaram em favor do projeto "Fura fila da Vacina: Felipe Carreras (PE), Felipe Rigoni (ES), Emidinho Madeira (MG), Jefferson Campos (SP), Ricardo Silva (SP), Luciano Ducci (PR), Rodrigo Coelho (SC) e Liziane Bayer (RS).



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: